segunda-feira, 22 de abril de 2013

Construção de sólidos geométricos com palitos e plasticina

Eu construí um cubo, um paralelepípedo, uma pirâmide triangular e uma pirâmide quadrangular.
Nestas construções, os vértices são as bolas de plasticina. As arestas são os palitos.
 
Bianca Correia

O elefante

Eu gosto muito deste animal porque é um dos mais importantes da selva.
Assim fiquei a saber mais pormenores do elefante.
O elefante africano macho é atualmente o maior animal terrestre, podendo atingir 3,5 metros de altura e 5,5 toneladas de peso. A sua pele é tão dura que resiste praticamente a quaisquer garras.
Encontra-se em África, na Ásia tropical e no arquipélago de Sunda. As suas defesas, que chegam a pesar 100 quilos, fornecem todo o marfim, principal motivo da sua caça, que é objeto de comércio e é manufaturado, especialmente na China e no Japão.
É herbívoro, de uma cor castanha acinzentada, e vive em grandes manadas. Animal facilmente domesticável, principalmente o da Ásia (que tem as orelhas mais pequenas) é, muito inteligente e forte, utilizado em transportes em zonas inacessíveis, e muito utilizado em espetáculos de circo. 
Os elefantes bebem cerca de 200 litros de água por dia e comem entre 150 e 300 kg de vegetais. Regularmente ingerem também terra rica em sais minerais, complementando a dieta, de modo a evitar carências alimentares.
 Vive até aos 150 anos e a fêmea tem uma gestação de 22 meses.
 


Trabalho realizado por: Luís Cruz, 2º Ano D

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Os elefantes

Os elefantes são animais herbívoros, que se alimentam de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode comer entre 70 a 150 kg de alimentos por dia.
O desenvolvimento do elefante leva anos a atingir a idade adulta.
Devido ao seu tamanho, os elefantes têm poucos predadores. Exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus dentes molares caem, impedindo que comam plantas.
Existem duas espécies de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático.
Os elefantes-africanos são maiores que os asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de dentes de marfim nos elefantes asiáticos.
Os elefantes são chamados de paquidermes, que significa "com pele espessa".
 A pele do elefante é extremamente rija na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2,5 cm de espessura.
O elefante andando a passo normal, atinge cerca de 3 a 6 km/h mas pode chegar a 40 km/h em corrida.
 Nos dias quentes, os elefantes agitam constantemente as orelhas, criando uma brisa suave. Esta brisa arrefece a os vasos sanguíneos à superfície, e o sangue mais fresco circula então pelo resto do corpo do animal.
 Os elefantes são considerados uma espécie em perigo de extinção.
Os elefantes encontram-se ameaçados pela caça ilegal e perda de seu habitat natural.
 O marfim de seus dentes é usado em joias.
 
Miguel Messias.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Plantas cultivadas

Esta planta tem três semanas. Antes de pôr o caroço da planta na terra, o caroço estava embrulhado num algodão numa caixa de plástico. Agora a planta criou raiz, tem caule e folhas.


 
 Stella

O BICHO DA SEDA

O bicho-da-seda é uma lagarta que se transforma numa mariposa.
O bicho-da-seda alimenta-se  de folhas de amoreira e também de alface no inicio de vida. Estes bichos quando nascem tem uma cor escura, depois desenvolvem uma cor mais clara. Com a boca fabricam um fio que dá origem aos casulos onde se transformam em mariposas.
Estes bichos com origem chinesa só sobrevivem em ambientes domésticos com os cuidados do homem.
O nome bicho-da-seda foi dado por causa que os casulos são formados por fios de seda, depois de ser tratada é transformada em tecido onde dá origem a peças de roupa.

1-O bicho da seda é um ovo.2-O bicho da seda cresce.3-O bicho da seda mete-se dentro de um casulo.4- O bicho da seda transforma-se em borboleta.

 
 
 
 
É um bicho da seda                     Esta é uma foto de um                                                 bicho da seda e um casulo.