Sala Mágica é o nome do blogue dos alunos do 2º Ano Turma D da escola de S. Luís, em Faro.
Temos em mente tornar este espaço um meio de comunicação para quem nos visita e se interessa por tudo o que nós fazemos na escola e fora dela.
Queremos ainda que este blogue se torne uma estratégia de aprendizagem e que todos recorramos a ele para aprender e para ensinar. Sejam todos bem vindos ao nosso blogue!
terça-feira, 27 de março de 2012
Para comemorar a Páscoa, lemos histórias e ficámos a conhecer algumas tradições desta época festiva e também fizemos um coelhinho.
Para fazer o coelhinho precisámos de:
-um rolo de papel higiénico;
- folhas cor de rosa de papel de lustre;
- uma folha de musgami cor de rosa e outra branca;
- 2 olhinhos
- 1 marcador preto para fazer os bigodes.
Eis várias versões do nosso coelhinho reciclado
Uma Páscoa Feliz para todos !!!
O "Projeto Mini golfe" alunos e familiares na construção de obstáculos para a constução de um campo improvisado de minigolfe no polivalente Francisco Zambujal com diferentes estações e variados obstáculos construídos a partir de materiais recicláveis. O circuito de minigolfe permitiu que todos os alunos tivessem uma iniciação nesta modalidade.
Chegou a primavera e os alunos aprendem como a natureza se esforça para nos brindar com deliciosos alimentos. Na sala de aula, iniciámos a experiência de germinação de grãos e feijões e colocámos na terra sementes de rabanetes e pimenteiros. Na horta pedagógica, fizemos a plantação de alfaces, pimenteiros e uma plantinha já crescidinha que o Afonso nos trouxe num vasinho. No terceiro período, trataremos do nosso viveiro de plantas para as transplantar para a horta logo que elas estejam crescidas.
Faremos também medições das plantas e a observação das condições necessárias ao seu crescimento e eventual florescimento e frutificação.
Será que alguém nos arranja uns bichinhos da seda para vermos também o que acontece com os animais?
Para além dos conteúdos de estudo do meio, medições em matemática e trabalho com números, há também a referir a educação para os valores, nomeadamente no que diz respeito ao respeito pela natureza.
No dia 21 de março fomos à Academia de Ténis Eduardo Beldade para, num espaço adequado, desenvolvermos atividades de iniciação ao Ténis.
As atividades físicas e desportivas realizadas foram programadas e desenvolvidas no âmbito do Projeto Escola Ativa, um projeto que visa a promoção de hábitos da prática desportiva e de uma alimentação saudável como estratégias de combate à obesidade infantil.
Para além da caminhada, fizemos exercícios com bolas, arcos, estafetas e futebol, com professores especialistas em Educação e Formação Física.
O dia do Pai é sempre uma data importante na vida das crianças e da escola. A construção da prenda para oferecer ao pai e respetivo embrulho é uma atividade que agrada a todos, sobretudo pela antecipação dos momentos agradáveis que a sua entrega vai proporcionar na família.
Recorrendo a diferenciadas técnicas e materiais, todos criaram prendas bonitas, criativas e originais que certamente deliciaram quem as recebeu.
Contos da Família foi o nome que demos à atividade de leitura de histórias, pelos familiares dos alunos, na Semana de 5 a 9 de Março. No nosso caso, a Semana da leitura durou duas semanas, o que é muito bom, porque mostra a vontade dos familiares em colaborar na vida da escola!
E quando a família e a escola andam de mãos dadas, o sucesso dos alunos é maior, pois nós ensinamos aquilo que somos e nem sempre aquilo que queremos ou sabemos!!!
As crianças e a professora agradecem a todas às nossas mães, avós, tias e irmãs leitoras!!!
Será que da próxima vez temos um leitor também?!!!
O nosso blogue foi visto até agora, 14:56 do dia quatro de Março, por oitocentos e um (801) visitantes em Portugal, quarenta e dois (42) na Russia, trinta (30) nos Estados Unidos da América, catorze visitantes 14) na Alemanha, oito (8) no Brasil, um (1) na Australia e um (1)visitante no Egipto. Interessante não é?
Tendo em atenção que a nota de apresentalção é de 5 de outubro, há uma média de 6 visitas por dia, o que é muito interessante, pois não foi até agora acionada qualquer estratégia de divulgação.
A Proteção civil é a atividade do estado e dos cidadãos para proteger as pessoas, animais, edifícios, monumentos e o ambiente de incêndios, assaltos, terramotos, brigas e outras coisas (Matilda, Inês). Nesse dia, nós fomos ao jardim Manuel Bívar (Tomás) e vimos uma tenda da Cruz Vermelha. Ficámos a saber que a Cruz Vermelha socorre pessoas e também ajuda os idosos que estão sozinhos em casa (Miguel Messias e Afonso). Entrámos dentro de uma ambulância e vimos o que costumam usar os médicos em situação de emergência (Rita). A médica do INEM disse-nos que em caso de emergência devemos ligar o 112 (Beatriz). A seguir, vimos o grupo de intervenção de proteção e socorro. Um senhor estava com uma máscara na cara para os maus não o reconhecerem e eles tinham gás pimenta, gel pimenta, balas de borracha, granadas de fumo, um colete à prova de bala e um escudo para os protegerem quando os maus lhes atiram pedras.(Jorge, Luís, Guilherme Simões). Depois, um senhor da polícia marítima explicou-nos que quando acontece um acidente com os barcos e deixam petróleo no mar, eles recolhem com uma máquina que eles tinham lá em exposição.(Lídia e Jéssica). A seguir, o senhor pôs a máquina a funcionar para nós vermos (Rita e Miguel Liu). O exército entra em missões de guerra (Guilherme Antunes) e na tenda, o senhor explicou-nos que também patrulham as matas (Maria Luísa). Quando há fogo, os bombeiros vão apagar (Rafael). Por fim vimos os bombeiros a partir os vidros de um carro para tirar uma pessoa que tinha tido um acidente. (Miguel Liu). Era uma simulação (Matilda).
Trabalho coletivo de expansão do texto do Luis Cruz.