sábado, 12 de novembro de 2011

S. Martinho Ativo

O projeto visa a comemoração, em toda a escola, do S. Martinho em articulação com o Escola Ativa, um projeto de prevenção e combate da obesidade infantil.
Pelas 14:00, no Polivalente da escola, jogámos o jogo da glória. Nas estações tinhamos de ordenar a lenda do s. martinho, responder a perguntas sobre a alimentação, subir ao espaladar para colocar os alimentos saudáveis num cesto, rastejar por cima de bancos para colocar os alimentos na roda dos alimentos. Foi muito giro.










No exterior tinhamos gincanas com cavalos, corridas de sacos, jogos de passagemde bola e outros.
Na biblioteca assistimos a um filme sobre a lenda de s. martinho feita por alunos do 4º ano.
No final, fomos comprar castanhas, pois a senhora já estava à nossa espera.

A mãe do Afonso trouxe duas histórias para nos ajudar a ser amigos uns dos outros!

Na quarta-feira, dia 9 de Novembro, a mãe do Afonso Morais veio à Biblioteca escolar para nos contar duas histórias: uma falava de um menino que não gostava de usar óculos. A outra era a história de uma gordinha baleia, com pouca agilidade que, por isso, era gozada pelos amigos. A baleia conseguiu salvar os amigos de uma situação de perigo e o seu valor foi reconhecido.


Fez-se o reconto da história e todos concordaram que devemos aceitar-nos tal como somos, com os nossos defeitos e as nossas virtudes, mas que temos a responsabilidade de fazer por melhorar todos os dias!!!.

Os amigos têm a obrigação de nos ajudar na nossa melhoria e não devem gozar connosco.
 

Ficámos tão contentes que batemos muitas palmas e a abraçámos todos ao mesmo tempo :-)  a mãe do Afonso Morais, como se pode ver.

domingo, 6 de novembro de 2011

Lendas do Algarve: A cobrinha do barranco

Saber o que é uma lenda, conhecer lendas do Algarve, assistir à peça de teatro de fantoches sobre a lenda da cobrinha do barranco e realizar as atividades pedagógicas propostas, foi o que nos motivou para ir ao Museu Municipal de Faro.
Abalámos num dia de chuva e tivemos de nos abrigar num café da baixa da cidade. Aproveitámos para observar como os adultos que estavam no café se comportavam e tentámos imitá-los.
Chegados ao museu, fomos para uma sala onde, a partir dos quadros expostos junto da descrição de cada lenda, descobrimos o tema de cada uma. Ficámos a saber que as lendas foram escritas por Ataíde de Oliveira e os quadros pintados por Carlos Porfírio, os dois naturais do Algarve.
Vimos o teatro sentados em almofadas e adorámos :-)!! Ataíde de Oliveira Carlos Porfírio
Conta a lenda que há muito tempo, perto de Portimão, havia um barranco por onde toda a gente tinha medo de passar, por se dizer que aí aparecia um mourinho encantado....
Podem lê-la no museu, na biblioteca, ou ouvi-la no site do estúdio da raposa em http://www.estudioraposa.com/index.php/category/audiobooks/
A seguir mostramos as atividades que fizemos.

Reconstruimos cenas da história, identificámops as personagens da história, descobrimos as diferenças nos objetos que entram na história e ordenámos as cenas da história
Nós gostámos muito da nossa ida ao museu!

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No dia 24 de Outubro, foi assinalado na nossa biblioteca e em todo o Mundo o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. A data escolhida é sempre, como se sabe, a quarta segunda-feira de outubro. O objetivo da iniciativa é valorizar o seu papel e a sua importância na Educação das crianças.
Os estudos demonstram que o sucesso da aprendizagem aumenta quando os alunos dispõem de uma Biblioteca Escolar com materiais diversificados, e em que há uma relação próxima entre o seu plano de atividades e o desenvolvimento do currículo, onde há professores -bibliotecários que trabalham em colaboração com os professores titulares.
Os alunos tornam-se melhores leitores quando dispõem de um espaço confortável para ler, quando há iniciativa do aluno para lera leitura.
Nós fomos à biblioteca, lemos e explorámos uma história.
Na sala de aula fizemos um debate em que todos participaram. Eis as principais intervenções a partir da frase "Na biblioteca escolar..."
• faz-se silêncio;
• lê-se os livros que os colegas fizeram;
• lê-se histórias muito baixinho;
• pinta-se;
• escreve-se ou joga-se nos computadoprtes;
• aprende-se muito, lendo os livros;
• é bom estar!
• Fica o nosso registo

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Comemorações e decorações de "Halloween"!

No dia 31 de Outubro assinalámos o dia das bruxas, descobrindo um texto adaptado a partir da história " O desejo da bruxa".
A seguir fez-se uma ficha de pesquisa dos sons trabalhados  no texto.
Depois contou-se a história com recurso a uma apresentação em PowerPoint. Gostámos tanto que pedimos à professora que contasse outra.  E foi assim que ouvimos e vimos mais uma história: a das cinco aboborinhas. Transformá-mo-la em expressões matemáticas.

Decorámos também a sala . Pintámos desenhos de fantasmas, aranhas e bruxas mas gostámos de fazer os fantasmas de guardanapos de papel.
Foi muito fácil e rápido de fazer. Queres saber como se faz?

Precisas de guardanapos de papel;
Precisas de uma bola de algodão ou mesmo de um ou dois guardanapos amachucados pata fazer a cabeça do fantasma
Precisas de um fio branco para atar a cabeça do fantasma.
Precisas de uma tesoura.
Precisas de um marcador preto para fazer os olhos.
Estendes o guardanapo em cima da mesa, pões a bola de algodão ou um guardanapo amarrotado mais ou menos ao centro do guardanapo. Cobres o algodão com o guardanapo. Atas com um fio para formar a cabeça e o pescoço.
Desenhas os olhos, fazendo duas bolas pretas com o marcador e já está ! Pendura-o à janela

Olha também podes fazer fantasmas impermeáveis para colocar no exterior da escola ou da tua casa, se usares plástico em vez de um guardanapo de papel e também podes usar um tecido branco para o fantasma durar mais tempo. É giro não é?